Quando pais percebem dificuldades de comunicação em seus filhos e desejam participar ativamente do processo de evolução da criança, os resultados são surpreendentes.
Ao longo dos últimos meses, muitas famílias passaram a suspeitar de atrasos ou alterações de fala em seus filhos e buscaram avaliação fonoaudiológica para tirar as dúvidas.
Tenho trabalhado com a abordagem de Intervenção Relacional em intensa parceria com mães e pais nos tratamentos fonoaudiológicos indiretos, realizados através das orientações parentais.
As filmagens de situações cotidianas da criança fornecem informações valiosas, não apenas referentes ao perfil comunicativo dos pequenos, mas também quanto às dinâmicas de trocas interpessoais no ambiente familiar.
O trabalho é realizado com videofeedback: a fonoterapeuta colhe as filmagens, as analisa, seleciona previamente trechos chave dos vídeos e posteriormente os assiste e discute em conjunto com os pais.
Este trabalho é capaz de afinar o olhar dos adultos e de aprimorar sua percepção crítica sobre as estratégias de interação, brincadeira e diálogo que podem facilitar a conexão e consequentemente a comunicação entre pais e filhos.
A partir das características da interação, podemos identificar pontos positivos a serem enfatizados e pontos falhos a serem transformados, para propiciar oportunidades de trocas efetivas e de desenvolvimento da linguagem e da fala.
A abordagem de Intervenção Relacional é uma das possibilidades de tratamento fonoaudiológico para crianças com queixas de linguagem e fala, para casos elegíveis. Depois de passar pelo período de Intervenção, a criança poderá ser reavaliada para identificação das novas necessidades e decisão das próximas estratégias pertinentes.