O termo ¨língua presa¨ (anquiloglossia) se refere a uma alteração anatômica em uma pequena membrana que fica embaixo da língua denominada frênulo (freio) que impede a língua de se movimentar adequadamente.

Quando a membrana está fixada muito próxima à ponta da língua, pode -se observar a ponta em forma de coração ou bifurcada.

Quais os problemas que a língua presa pode causar?

  • Dificuldade para sugar o leite materno, prejudicando o ganho de peso, podendo levar a um desmame precoce.
  • Dificuldade para mastigar e deglutir (engolir) os alimentos podendo prejudicar o desenvolvimento da arcada dentária.
  • Dificuldade de fala principalmente na produção dos fonemas (sons da fala) L e R decorrentes da dificuldade de elevação da ponta da língua.
  • Outras dificuldades orais relacionadas a restrição do movimento da língua, como por exemplo tomar um sorvete de casquinha, tocar um instrumento de sopro e beijar.

Qual o tratamento para a língua presa?

O tratamento para a língua presa nos bebês é de uma cirurgia simples, chamada frenotomia, onde é feita uma incisão (um corte ou pique) na membrana que fica embaixo da língua, liberando o frênulo para que não haja restrição no movimento da língua.

Crianças e adultos que não passaram pela cirurgia de correção do frênulo quando bebês podem realizar o procedimento em qualquer idade. O fonoaudiólogo é o profissional habilitado para avaliar e detectar o grau de comprometimento.

Na dúvida, procure um fonoaudiólogo para orientação!