Cada criança tem seu ritmo de desenvolvimento e aprendizado, porém se a fala do seu filho apresenta muitas trocas ou omissões (não falar determinado som) de fonemas (sons da fala) é possível que as pessoas não o compreendam.

Geralmente os pais entendem um pouco melhor a fala da criança porque acabam se acostumando aos tipos de erros cometidos, porém quando a criança não se faz entender, ela pode ter dificuldades de socialização, prejudicando sua comunicação e atrapalhando até seu processo de alfabetização.

Quando devo me preocupar?

Para responder a essa pergunta, falaremos sobre as fases do desenvolvimento da fala.

A aquisição dos fonemas (sons da fala) ocorre naturalmente de acordo com o grau de dificuldade, de forma que é esperado que a criança pequena consiga falar os fonemas mais fáceis de serem articulados e com o passar do tempo e de seu desenvolvimento aprenda também os mais difíceis.

Abaixo segue os sons que são esperados para cada idade:

IDADE FONEMA
   
18 meses P, B e M
2 anos T, D e N
2 anos e meio K (CA, QUE, QUI, CO, CU), G (GA, GUE, GUI, GO, GU), NH
3 anos F, V, S e Z
3 anos e meio X (CH) e J (GE e GI)
4 anos L, LH, RR (RATO ) e R (BARATA)
4 anos e meio ARQUIFONEMA R (AR, ER, IR, OR, UR) E ARQUIFONEMA S (AS, ES, IS, OS, US)
5 anos GRUPOS COM L (PL, BL, CL, GL, FL) e GRUPOS COM R (PR, BR, CR, GR, FR, VR, TR, DR)
6 anos DEVE FALAR CORRETAMENTE TODOS OS FONEMAS

Observe como seu filho fala e ao perceber uma produção incorreta, uma troca ou omissão de determinado fonema (som da fala) por mais de 6 meses do que é esperado para a idade procure um fonoaudiólogo.

Referências:

Tanigute, C. C. Desenvolvimento das funções estomatognáticas. In: Fundamentos em Fonoaudiologia. Ed. Guanabara Koogan S. A, Rio de Janeiro, RJ. 2005 2° ed.

Ceron, I. M, Keske-Soares, M. Desenvolvimento Fonológico. In: Lamônica DAC & Britto DBO. (Org.) Tratado de Linguagem: perspectivas. Ed. Book Toy , Ribeirão Preto, SP. 2017 1° ed.