Cada criança tem seu ritmo de desenvolvimento e aprendizado, porém se a fala do seu filho apresenta muitas trocas ou omissões (não falar determinado som) de fonemas (sons da fala) é possível que as pessoas não o compreendam.
Geralmente os pais entendem um pouco melhor a fala da criança porque acabam se acostumando aos tipos de erros cometidos, porém quando a criança não se faz entender, ela pode ter dificuldades de socialização, prejudicando sua comunicação e atrapalhando até seu processo de alfabetização.
Quando devo me preocupar?
Para responder a essa pergunta, falaremos sobre as fases do desenvolvimento da fala.
A aquisição dos fonemas (sons da fala) ocorre naturalmente de acordo com o grau de dificuldade, de forma que é esperado que a criança pequena consiga falar os fonemas mais fáceis de serem articulados e com o passar do tempo e de seu desenvolvimento aprenda também os mais difíceis.
Abaixo segue os sons que são esperados para cada idade:
IDADE | FONEMA |
18 meses | P, B e M |
2 anos | T, D e N |
2 anos e meio | K (CA, QUE, QUI, CO, CU), G (GA, GUE, GUI, GO, GU), NH |
3 anos | F, V, S e Z |
3 anos e meio | X (CH) e J (GE e GI) |
4 anos | L, LH, RR (RATO ) e R (BARATA) |
4 anos e meio | ARQUIFONEMA R (AR, ER, IR, OR, UR) E ARQUIFONEMA S (AS, ES, IS, OS, US) |
5 anos | GRUPOS COM L (PL, BL, CL, GL, FL) e GRUPOS COM R (PR, BR, CR, GR, FR, VR, TR, DR) |
6 anos | DEVE FALAR CORRETAMENTE TODOS OS FONEMAS |
Observe como seu filho fala e ao perceber uma produção incorreta, uma troca ou omissão de determinado fonema (som da fala) por mais de 6 meses do que é esperado para a idade procure um fonoaudiólogo.
Referências:
Tanigute, C. C. Desenvolvimento das funções estomatognáticas. In: Fundamentos em Fonoaudiologia. Ed. Guanabara Koogan S. A, Rio de Janeiro, RJ. 2005 2° ed.
Ceron, I. M, Keske-Soares, M. Desenvolvimento Fonológico. In: Lamônica DAC & Britto DBO. (Org.) Tratado de Linguagem: perspectivas. Ed. Book Toy , Ribeirão Preto, SP. 2017 1° ed.