A Síndrome da Respiração Oral (popularmente conhecida como respiração bucal ou pela boca) está dentro dos Distúrbios Respiratórios Obstrutivos do Sono e afeta cerca de 50% das crianças em idade escolar. As principais causas são: rinite alérgica, hipertrofia das amígdalas palatinas e/ou faríngeas e desvio de septo nasal.

Um estudo da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e da Universidade de São Paulo investigou as habilidades cognitivas, que estão relacionadas à capacidade de aprendizagem em crianças respiradoras orais.

A conclusão foi que crianças com respiração oral tiveram desempenho nos testes significativamente inferior ao de respiradores nasais.

Por isso, a respiração oral pode trazer prejuízos para a memória operacional (fundamental para o raciocínio lógico, resolução de problemas, processo de aprendizagem), e compreensão de leitura, causando consequentemente, baixo rendimento escolar.

Conforme o artigo sobre o estudo, os autores salientam: “Professores e profissionais da saúde devem atentar para a associação da respiração oral com a saúde física e cognitiva das crianças”.

O fonoaudiólogo atua no tratamento da Respiração Oral e nas causas que ela pode trazer.

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 Kuroishi RCS, Garcia RB, Valera FCP, Anselmo-Lima WT, Fukuda MTH. Deficits in working memory, reading comprehension and arithmetic skills in children with mouth breathing syndrome: analytical cross-sectional study. Sao Paulo Med J. 2015; 133(2):78-83