A Fonoaudiologia tem por objetivo adequar a comunicação humana (oral e escrita) e funções vitais como respiração, mastigação e deglutição (ato de engolir). Essa atuação, na maioria das vezes é realizada em conjunto com profissionais de outras áreas, dentre eles ortodontista.
No corpo humano, ossos e músculos estão intimamente ligados. Tamanha aproximação permite que uma alteração óssea leve a uma alteração muscular e/ou uma alteração muscular leve a uma alteração óssea.
A Ortodontia e a Fonoaudiologia aparecem como parcerias para a correção dessas alterações. Enquanto a Ortodontia trabalha na correção das alterações ósseas (dentes), a Fonoaudiologia trabalha atuando com toda a musculatura orofacial. Essa parceria permite que o tratamento ortodôntico seja finalizado com sucesso, evitando a recidiva, ou seja, que os dentes fiquem tortos novamente (semelhante à posição anterior ao tratamento ortodôntico).
Portanto, uma avaliação fonoaudiológica é fundamental para todos que fazem tratamento ortodôntico. Caso seja detectada alguma alteração muscular, faz-se necessário a rápida intervenção fonoaudiológica. Com isso, haverá melhor progresso no tratamento ortodôntico com total sucesso após a retirada do aparelho.
O tratamento fonoaudiológico nesta área é breve, constituído por sessões planejadas que variam de 16 a 28 encontros.