Dúvidas frequentes
Quais são as formas possíveis de corrigir a língua presa?
É possível corrigir as dificuldades da fala com exercícios de fonoterapia. Em alguns casos é indicada a cirurgia do frênulo.
Que problemas pode enfrentar uma pessoa com língua presa?
A pequena mobilidade da língua pode gerar um déficit articulatório, desvios ortodônticos, dificuldade na deglutição dos alimentos, exigindo esforço para engolir.
O que é a popular “língua presa”?
É uma má formação congênita, quando o freio lingual que está sob a língua, é curto demais e prejudica a movimentação. Muitas vezes o indivíduo não consegue sequer levantar a ponta da língua. Muitas crianças, mesmos com a língua presa, falam normalmente e não manifestam nenhum distúrbio resultante do frênulo curto.
Quando é necessária avaliação do Processamento Auditivo Central?
Quando existe alguma queixa na atenção, memorização, dificuldade de compreender em local ruidoso, dificuldades escolares de aprendizagem.
É importante realizar avaliação da audição?
Sim, a visão é uma das nossas “entradas” sensoriais que ajudam na aquisição da linguagem oral e do aprendizado. Quando a criança aumentar o volume da televisão, pedir para repetir o que foi dito ou apresentar desatenção na escola, é necessário uma avaliação otorrinolaringológica e uma audiometria para excluir problemas auditivos.
É normal gaguejar quando a criança começa a falar?
Durante o processo de aquisição da linguagem oral é comum que ocorram variações da fluência, que na maioria das vezes são superadas em poucos meses. Persistindo, procure um Fonoaudiólogo.
Quando a criança deve começar a falar?
Dos 12 aos 18 meses é esperado que a criança comece a falar as primeiras palavras com significado, afinal, nesse período ela já produz sons, reconhece pessoas, objetos e lugares comuns ao seu dia a dia.
Quando devo procurar um Fonoaudiólogo?
Sempre que perceber dificuldade para falar, ler, ouvir e escrever, rouquidão constante, dificuldade para deglutir, respiração oral e dificuldade de aprendizagem.
Envie Sua Dúvida
Fale com a gente.

Entre em contato com a Clínica Fluência para marcar consultas, tirar dúvidas, enviar sugestões ou críticas.